Igreja e Convento de N. S. da Soledade

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos da Bahia

 

A primitiva capela de Nossa Senhora da Soledade foi construída em época desconhecida, mas sabe-se que já existia em 1711. Foi erguida por particulares e era administrada por uma confraria, quando a região era conhecida por Queimado. De acordo com Accioli, a dedicação dessa capela à N.S. da Soledade deveu-se à descoberta de uma verônica em seus alicerces, durante sua construção, e que tinha, de um lado, esculpida a imagem de N.S. da Piedade e, do outro, a de N.S. da Soledade.

Em 1736, chegou à Bahia o padre jesuíta Gabriel Malagrida com a missão de fundar um recolhimento para mulheres jovens. A confraria, que tomava conta da capela, cedeu um terreno em anexo. Malagrida iniciou a construção do recolhimento da regra de Santa Ângela de Bréscia. O Convento de Nossa Senhora da Soledade foi inaugurado em 28 de outubro de 1739. A confraria perdeu, sob protestos, a posse da capela, passada para o Convento.

Inicialmente, o conjunto incluía um recolhimento para donzelas pobres e uma casa religiosa da Ordem das Ursulinas do Sagrado Coração de Jesus.

A Igreja possui nave única, corredores laterais e sacristia. A torre, recuada, é do século 18. A fachada atual, em estilo rococó, é provavelmente do século 19, com algumas modificações do século 20. Existe também um santuário fora da Igreja.

O conjunto arquitetônico tem muito em comum com os dos conventos do Desterro, Lapa e antiga Mercês. Fica no alto da Ladeira da Soledade. A vizinhança inclui alguns sobrados do século 19 e fica próxima à Lapinha. Ao fundo do Convento, ficam as áreas verdes do Vale do Queimado.

O Colégio Nossa Senhora da Soledade, dirigido pelas Ursulinas, instituiu o curso primário em 1896. Atualmente inclui educação infantil, fundamental e médio. As instalações foram ampliadas no século 20.

 

A Igreja da Soledade vista do Largo da Soledade, em 2012.

 

Igreja Soledade

 

Missa Igreja Soledade

 

Mais Soledade antiga

 

Arquitetura

 

Santuario

 

Altar igreja

 

Arquitetura Igreja

 

(Ampliar)

 

Arquitetura externa do Convento, lado da Ladeira da Soledade, em 2013.

 

Acima, o santuário em estilo de gruta. Embaixo, detalhe da antiga arquitetura interna do Colégio (divulgação).

 

Embaixo, o belo altar da Igreja (divulgação).

 

Acima, o Convento visto da Estrada da Rainha, no início do século 20, em postal colorizado. Posteriormente, houve uma ampliação das instalações do Colégio.

Embaixo, missa na Igreja da Soledade (divulgação).

 

Salvador Bahia

 

Estrada Rainha

 

◄Igrejas da Bahia

 

 

Igrejas Salvador

 

Igreja e Convento de N. S. da Soledade