Igreja de São José de Ribamar

(Barbalho, extinta)

Essa Igreja situava-se na atual Rua São José de Cima, no Barbalho.

Foi construída no século 18, por Domingos do Rosário Lopes e sua mulher Sebastiana Pereira da Conceição, em terreno foreiro à Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo.

Posteriormente, o devoto Joaquim Francisco do Livramento fundou, nessa Igreja, o Collegio dos Meninos Orphãos da Bahia. Em 14 de fevereiro de 1807, ele conseguiu um alvará régio para administrar a Igreja de São José de Ribamar.

Em 1818, o Conde da Palma, governador da Bahia, pediu a Dom João VI a transferência do Colégio para o antigo Noviciado dos Jesuítas, atual Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim. A inauguração do Colégio, nesse novo local, se deu em 1825.

Posteriormente, a Igreja de São José de Ribamar passou a abrigar a Casa Pia das Órfãs do Coração de Jesus, transferidas da Capela do SS. Coração de Jesus, no Cabula. Era um colégio e orfanato para meninas que é atualmente o Instituto Sagrado Coração de Jesus. O Instituto informa, em seu site, que foi fundado em 2 de fevereiro de 1827 com o nome de Instituto Orphanológico São José, na Rua São José de Ribamar, atual São José de Cima. Eram as instalações da Igreja de São José de Ribamar. Tudo indica, contudo, que a instituição foi fundado no Cabula, e transferida para o Barbalho em uma época posterior.

Em 1857, o Colégio foi transferido para as instalações atuais, em Nazaré.

Sabe-se que, em 1929, as cerimônias de culto não eram mais realizadas nessa Igreja.

Seu prédio ainda existia, em 1958. A professora Dalva Mattos (1903-1996), fundadora da OAF, no Queimadinho, fez a seguinte referência em seu livro História de uma Experiência - OAF (1968): "Dias antes [eu] pensara em restaurar a Igreja de São José de Cima e naqueles terrenos, instalar a OAF". Isso foi em 1958, ano de fundação da OAF.

Especula-se, aqui, que essa igreja poderia estar localizada, durante sua existência, no terreno do atual Instituto dos Cegos da Bahia. Esse terreno é grande, fica em frente à antiga casa do Conde da Palma e faz ligação com as ruas São José de Cima e São José de Baixo. O Instituto dos Cegos foi transferido para esse terreno nos anos '60.

Copyright © Guia Geográfico - Antigas igrejas da Bahia.

Instalações do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Nazaré, onde passou a funcionar, em 1857. A Capela foi inaugurada em 1891 (foto em postal do início do século 20).

Acima, a Igreja de São José de Ribamar (29) identificada em uma ilustração de 1810, como S. José dos Bem Cazados. A antiga Fonte do Baluarte (34), na Ladeira da Água Brusca, nos indica que a Igreja ficava perto da casa do Conde da Palma, localizada no topo da Ladeira.

Igreja São José

Sagrado Coração