Capela de São Cristóvão dos Lázaros

A Capela de São Cristóvão dos Lázaros integra atualmente o conjunto do Cemitério da Quinta dos Lázaros, criado após a fundação do Hospital dos Lázaros, em 1784.

De acordo com Cibele Mendes, tudo indica que essa Capela era usada pelos jesuítas da Quinta dos Padres (atual Arquivo Público), sendo, assim, do século 18 ou antes. Possui pia batismal e coro em mezanino.

O Cemitério é administrado pelo Governo do Estado e faz parte do território paroquial de Cristo Rei e São Judas Tadeu. Entre as personalidades ilustres, sepultadas na Quinta dos Lázaros, estão Cosme de Farias (1875- 1972) e Carlos Marighella (1911-1969). Este último conta com um monumento, no local, projetado por Oscar Niemeyer. Também foram sepultadas as cabeças de Lampião e Maria Bonita, depois de ficarem expostas por quase 30 anos no Hospital Nina Rodrigues.

Na praça Rubin Muller, que dá acesso ao Cemitério, também se encontra o Cemitério Israelita da Bahia, com o Memorial do Holocausto, o Cemitério da Ordem 3ª do Carmo (fundado em 1859), o da Ordem 3 ª de São Francisco (1856) e o do Convento de São Francisco (1857).

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio Histórico da Bahia

 

A Capela da Quinta dos Lázaros. Embaixo, o interior da Capela.

 

Salvador Bahia

 

Igrejas de Salvador

 

Igreja Quinta Lazaros

 

Interior capela

 

◄Igrejas da Bahia

 

 

 

Igrejas Salvador