Igreja de Nossa Senhora da Luz

As origens da Igreja da Pituba remontam ao século 17, com a fundação da primeira capela de Nossa Senhora da Luz.

A primitiva Capela da Pituba foi construída em taipa pelo capitão Felipe Correia, dono da Fazenda Pituba, por volta dos primeiros anos do século 17.

 

Copyright © Guia Geográfico - Igreja Católica da Bahia

 

Acima, o templo atual da Igreja de N. Sra. da Luz, inaugurado em 1955, de frente para a bela praça do mesmo nome. Embaixo, missa na Igreja.

 

A primeira imagem de N. S. da Luz, foi trazida de Portugal, talhada em madeira. Anos mais tarde (entre 1610 e 1642) o escultor frei Agostinho da Piedade, do Mosteiro de São Bento, fez uma nova imagem de N. S. da Luz, em barro cozido e policromado, para a Capela.

Por volta de 1663, os herdeiros de Felipe Correia restauraram a Capela.

Em meados do século 19, a Pituba fazia parte da Freguesia de Nossa Senhora de Brotas e a imagem de N. Sra. da Luz ainda se encontrava no solar da antiga fazenda. O italiano Benedito Bertora, pediu licença aos proprietários para construir uma pequena capela com duas torres, no local, dedicada a N. Sra. da Luz. A Pituba era, então, uma vila de pescadores, que passaram a realizar a festa de Nossa Senhora da Luz, adotada como padroeira.

No início do século 20, Joventino Pereira da Silva e seu cunhado Manoel Dias da Silva, adquiriram a Fazenda Pituba e iniciaram o processo de urbanização da região.

Em 1949, a imagem de N. Sra. da Luz foi restaurada. O templo atual começou a ser construído no mesmo ano, pelo casal Joventino Pereira da Silva e Alcina Guimarães da Silva, em terreno do próprio casal. Esse terceiro templo foi concluído em 1955.

A Paróquia de Nossa Senhora da Luz foi criada em 1960 e entregue aos cuidados da Ordem das Mercês. Site oficial da Paróquia: nossasenhoradaluz.org.

 

A imagem de N. Sra. da Luz, do século 17, em seu altar do lado esquerdo, na Igreja da Pituba.

 

Pituba

 

Nossa Senhora Luz

 

Igreja Catolica

 

Igreja Pituba

 

A Ordem das Mercês

A Ordem de Nossa Senhora das Mercês foi fundada em 1235, na Espanha. Os mercedários chegaram ao Brasil em 1639, em Belém do Pará, e, no Maranhão, e 1657. Por questões políticas foram expulsos do Brasil em 1855, mas retornaram em 1922.

 

Salvador Bahia

 

◄Igrejas da Bahia

 

Divulgação

 

 

Igrejas Salvador

 

 

Divulgação