Igreja do Espírito Santo dos Carmelitas Calçados

Hospício do Pilar

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos da Bahia.

 

Os carmelitas calçados chegaram em Salvador, em 1586, e se estabeleceram no atual Alto do Carmo, onde construíram uma suntuosa igreja e um convento.

Segundo o artigo Extinctas Capellas da Cidade do Salvador, publicado em 1930, os carmelitas construíram uma capela no Pilar um ano depois de terem chegado na Cidade.

A Planta de Hugh Wilson, de 1871 (fragmento abaixo), registra esse templo como Capela do Espírito Santo, sendo, então, essa a invocação da Igreja.

Em 1714, os carmelitas calçados conseguiram autorização régia para construir um hospício junto à capela, mas com espaço para abrigar apenas dois religiosos. Entretanto, sob o pretexto de também servir como casa de estudos, o geral da Ordem dos Carmelitas Calçados mandou construir um prédio bem mais espaçoso. Provavelmente, o mesmo que sobreviveu até o início do século 20.

Nos anos '30 foram realizadas as obras do aterro para a passagem da Avenida Jequitaia, concluída em 1940. Nessa época, o Hospício foi demolido e o local tornou-se uma travessa que liga aquela avenida à Rua do Pilar.

Esta Igreja tem sido confundida por alguns historiadores como sendo uma Igreja do Rosário. Isso ocorre, talvez, por um erro de interpretação do texto do padre Nicacio Franco Campos, indicado no livro de Accioli (Memórias Históricas e Políticas da Bahia, volume V, p. 372, disponível para download). Entretanto, a Igreja do Rosário referida é a mesma da Santíssima Trindade, que, na época, era também consagrada à N. Sra. do Rosário.

 

Acima, a Igreja dos Carmelitas Calçados, vista da Igreja Matriz do Pilar. Fotografia de 1939, ou anterior, publicada no livro Relíquias da Bahia, de Edgar de Cerqueira Falcão, de 1940. Já estava sem as suas torres, mostradas nas imagens abaixo. Atualmente, passa no local, onde está a Igreja, a Travessa do Pilar, com acesso à Avenida Jequitaia.

 

◄Igrejas da Bahia

 

A Igreja do Santíssimo Sacramento do Pilar e Santa Luzia, em fotografia de 1939 ou anterior, da mesma fonte da foto no topo. Note que a tomada é feita do local onde estava o Hospício, agora, demolido.

 

Igreja Demolida Pilar

 

Nesta antiga fotografia acima, vê-se a Igreja do Espírito Santo, à direita, com suas grandes torres. A Igreja Matriz do Pilar está à esquerda. É uma vista da Baía. Na parte alta está o bairro do Carmo. No início do século 20, a parte detrás da Igreja foi aterrada para a passagem da Avenida Jequitaia (clique para ampliar).

À direita, um mapa do Pilar, de 1871, com as duas igrejas (fragmento da Planta de Hugh Wilson)

 

Igreja do Espírito Santo

 

Mapa Pilar

 

Pilar antigo

 

Igreja antiga Pilar

 

Fotografia do Pilar, anterior a 1912, em se que vê como era bela a Igreja dos Carmelitas Calçados (Fotografia de E. A. Ingram, original no California Museum of Photography).

 

Igreja Carmelitas

 

 

Igreja Matriz do Pilar

 

Igrejas Salvador

 

 

 

(Clique para ampliar)

 

Igreja do Espírito Santo

 

 

 

(Clique para ampliar)

 

Igreja Matriz do Pilar