Igreja e Hospício de São Phelipe Neri

(Extintos)

Segundo Vilhena (1802 ou antes), a Congregação de São Phelipe Neri foi fundada, em 1756, em Salvador, por Manuel da Afonseca, um licenciado que doou todos os seus bens para esse pequeno hospício e sua igreja, no sítio da Preguiça. Os congregados esperavam autorização para erguerem um suntuoso convento, mas o Senado opôs-se porque a Cidade já abrigava muitos conventos.

O Prospecto de Caldas, elaborado entre 1756 e 1758, indica a casa desses religiosos na Preguiça (ilustração ao lado), além de um trapiche próximo ao Morgado de Santa Bárbara, pertencente à Congregação de São Phelipe Neri.

Uma ilustração de 1810 indica o Hospício de São Felipe Neri no mesmo local.

O antigo prédio da Congregação ainda existia na primeira metade do século 20, mostrado na fotografia abaixo, localizado no pé da Ladeira da Preguiça.