Capela N. S. da Vitória

 

A Capela Nossa Senhora da Vitória, localizada nas instalações do IFBA, no Canela, foi fundada pelos Irmãos Maristas, em 1906.

A sociedade católica dos Irmãos Maristas foi fundada por Marcelino Champagnat, em 1817. Chegaram ao Brasil, em 1897, em Congonhas do Campo, Minas Gerais.

Em Salvador, estabeleceram-se em 1904, com a fundação de um colégio que funcionava na Igreja de São Pedro dos Clérigos. Em 1906, transferiram-se para o Corredor da Vitória e fundaram o Colégio Nossa Senhora da Vitória (nota: nos anos 1880, existia o Collegio Victoria). No mesmo ano, transferiram-se para a sede do Canela.

O Decreto nº 7.498, de 12 de Agosto de 1909, concedeu ao Collegio Nossa Senhora da Victoria os mesmos privilégios e garantias de que gozavam os estabelecimentos congêneres federais, da época, em conformidade com o Decreto nº 3.890, de 1 de janeiro de 1901.

A Capela Nossa Senhora da Vitória foi construída, em estilo neoclássico, junto com o prédio principal, em seu interior. Em dezembro de 2009, o IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) adquiriu o prédio do Colégio Marista para a instalação da Reitoria.

Desde 2002, o Colégio Marista decidiu transferir-se para Patamares, onde funciona atualmente. A unidade do Canela foi fechada no final de 2008.

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio Histórico da Bahia BR.

 

Entrada do IFBA, antigo Colégio N. S. da Vitória, dos Irmãos Maristas. A entrada da Capela é a primeira porta, à esquerda (foto de janeiro de 2014).

 

IFBA - Canela

 

Colegio Vitoria

 

Capela IFBA

 

Altar Capela

 

◄Igrejas da Bahia

 

Interior da Capela do IFBA.

 

 

Igrejas Salvador