Capela Santa Izabel do Lar Franciscano

 

A Capela de Santa Izabel, do Lar Franciscano, foi inaugurada em 1860, junto com a Casa de Asilo.

Essa primitiva capela ficava em um salão, em um andar de cima. Inicialmente, era composta por um pequeno altar, com um florão de cedro de pintura dourada, três grades de ferro adornadas para delimitação de área, elementos de decoração, flores e uma imagem de Santa Izabel. Contava com um capelão da Ordem dos Franciscanos. Posteriormente, somaram-se um confessionário, bancos e quadros da via sacra.

Em 1893, surgiu a ideia de transferir a Capela para o andar térreo. Um cômodo foi preparado para ela nas obras inauguradas em 1914.

Em 23 de julho de 1933 inaugurou-se a nova Capela, com missa realizada pelo Arcebispo Primaz. Possuía arcos e altar neoclássico (fotografia abaixo). As obras foram realizadas pela empresa Emílio Odebrecht & Cia. Uma nova imagem de Santa Izabel foi esculpida pelo artista baiano Pedro Pereira, é uma cópia da imagem existente no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra.

Os registros da Ordem indicam que a capela primitiva foi doada ao Colégio São José (atual Colégio Central, em Nazaré).

Posteriormente, o altar foi modificado, com a instalação de um painel de madeira, encurtando a Capela. Faz parte da Paróquia de N. S. da Saúde e Glória.

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio Histórico da Bahia.

 

 

A Capela em 2014 e seu novo altar, com o Cristo Crucificado, a imagem de Santa Izabel está à esquerda. O painel de madeira compõe uma divisória que encurtou a Capela. Os azulejos decorados, nas paredes laterais, são de 1979. Compare com a mesma capela em 1933, na foto abaixo.

 

Gravuras em azulejos que decoram o atual interior da Capela, confeccionadas em 1979.

 

Acima, o antigo altar neoclássico da Capela Santa Izabel, após as reformas de 1933. No altar vê-se a imagem de Santa Izabel, uma cópia feita pelo escultor baiano Pedro Ferreira, daquela do Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra (fotografia publicada na obra Polyanthéia - Comemoração do 3º Centenário da fundação na Bahia da V.O. 3ª da Penitencia do N.S.P. S. Francisco de Assis 1635 - 1935).

Embaixo, o vestíbulo que dá acesso à Capela, com três grandes portas (mesma fonte acima).

 

Centro historico

 

Assinatura

 

Decoração

 

Azulejos

 

Antiga Capela Santa Izabel

 

Arquitetura antiga

 

Capela Lar Franciscano

 

◄Igrejas da Bahia

 

 

 

Igrejas Salvador