Arquidiocese de São Salvador da Bahia

A primeira diocese do Brasil foi criada com o nome de São Salvador da Bahia, com sede na Cidade do Salvador, em 25 de fevereiro de 1551. Alguns dizem que foi um erro da bula que nomeou o primeiro bispo, mas talvez o papa Júlio III quisesse dar seu toque pessoal ao nome da primeira cidade do Brasil.

Até o início do século 20, a Cidade era mais conhecida como "São Salvador", mas a primeira capital do Brasil foi fundada com o nome de "Cidade do Salvador". A Igreja Católica manteve a designação adotada pelo papa Júlio III, até hoje.

Foi elevada à categoria de Arquidiocese, em 16 de novembro de 1676, pela Bula Inter Pastoralis Offi cii Curas, do Papa Inocêncio XI. Essa bula também criou as dioceses do Rio de Janeiro e de Olinda, que ficaram subordinadas à Arquidiocese da Bahia.

Até 1892, era a única arquidiocese do Brasil e todas as outras onze dioceses do País eram a ela subordinadas. Nesse ano, o Papa Leão XIII publicou a Bula Ad Universas Orbis Ecclesias, criando a Arquidiocese do Rio de Janeiro. O Brasil ficou, então, dividido em duas Províncias Eclesiásticas. Posteriormente, foram criadas outras arquidioceses.

Hoje, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia abriga o maior número de basílicas do País (quatro) e é dirigida pelo Arcebispo Primaz do Brasil. Site oficial da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Instalações da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (Cúria Bom Pastor), onde despacha o arcebispo.

É um complexo pastoral e administrativo, com três prédios e uma capela, no local onde funcionava o antigo Colégio das Doroteias. Aqui estão instalados o gabinete do Arcebispo e dos bispos auxiliares, a Chancelaria, o Tribunal Eclesiástico, o Centro Arquidiocesano de Pastoral , a Ação Social Arquidiocesana e a Coordenação de Pastoral. Existem também os setores jurídico, pessoal e financeiro da Arquidiocese.

A palavra cúria vem do latim curar e significa cuidar da vida eclesial em todas as suas instâncias. A Cúria diocesana compõe-se das instituições e pessoas que prestam serviço ao bispo no governo de toda a Diocese.

Fica na av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia.

Copyright © Guia Geográfico - São Salvador, a Igreja Católica no Bahia.

Catedral Se Brasil

Vaticano